quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EXPEDIÇÃO ACROBATAS DA SERRA DA CAPIVARA


PROGRAMAÇÃO
Conhecendo a pesquisa Acrobatas da Serra da Capivara – 27.000 anos de proezas e equilíbrios circenses da pesquisadora Alice Viveiros - 1 a 30 de abril

Seminário sobre Acrobatas da Serra da Capivara – 27.000 anos de proezas e equilíbrios circenses da pesquisadora Alice Viveiros - O7 a 09 de maio de 2011
Realização da Expedição Acrobatas da Serra da Capivara - 9 a 14 de maio de 2011
Visita programada aos ambientes onde se localizam as inscrições dos Acrobatas da Serra da Capivara -9 a 14 de maio de 2011
Intercâmbio dos integrantes da expedição com os/as educandos/as o Pro Arte - 07 a 14 de maio de 2011

Oficina de Acrobacia de solo: releitura corporal dos acrobatas da Serra da capivara - 10 a 14 de maio de 2011
Montagem de espetáculo acrobático - 07 a 12 de maio de 2011
Criação da trilha sonora do espetáculo – Banda Pé de Moleque - 07 a 12 de maio de 2011
Apresentação do espetáculo nas comunidades do entorno do Parque - 13 e 14 de maio de 2011
Sistematização da Expedição - 17 de maio a 17 de julho de 2011

Publicação dos resultados da expedição com encarte em vídeo e um kit de quebra cabeça  - Agosto de 2011
Lançamento do resultado da Expedição no II Festival de Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil com apresentação do espetáculo - 17 de setembro de 2011
Distribuição do Kit do resultado da Expedição - 17 setembro a 30 de outubro de 2011
O que vai acontecer?

Realização de Roda de Diálogo : Conhecendo a pesquisa Acrobatas da Serra da Capivara – 27.000 anos de proezas e equilíbrios circenses da pesquisadora Alice Viveiros – Esta atividade acontecerá simultaneamente nas instituições participantes , no período de uma semana com carga horária de 20 horas onde se fará uma leitura discutiba do resultado da pesquisa de Alice Viveiros de Castro sobre as inscrições rupestres com motivos circenses. Com esta experiência pretende-se sensibilizar 15 jovens envolvidos de cada projeto sobre a necessidade de construção de conhecimento aproximando o conhecimento artístico do conhecimento científico, gerando um novo saber.

Seminário sobre Acrobatas da Serra da Capivara – 27.000 anos de proezas e equilíbrios circenses da pesquisadora Alice Viveiros – Este seminário vai contar com a parceria – Este seminário será realizado no Hotel Fazenda de São Raimundo Nonato com duração de 3 dias onde a pesquisadora Alice Viveiro de Castro vai apresentar o resultado da pesquisa e ao mesmo tempo traçar o conteúdo da pesquisa que norteará a expedição Acrobatas da Serra da Capivara. Contará com a presença de 6 jovens por projeto, totalizado 24 participantes. Pretende-se com esta experiência traçar de forma participativa e colaborativa um roteiro da Expedição Acrobatas da Serra da Capivara. O seminário será mediado por uma facilitadora com formação em pedagogia biocêntrica.

Realização da Expedição Acrobatas da Serra da Capivara

A expedição tem um caráter investigativo, formativo e será sistematizado através da realização de um documentário em vídeo, da criação de um cd musical, de um catálogo de textos e fotografias e de uma série de quebra cabeça com as inscrições rupestres. Ela será realizada no período de uma semana contando com a participação de 6 jovens acrobatas de cada projeto envolvido sendo acompanhada pela pesquisadora Alice Viveiros, por uma geóloga, uma fotógrafa e uma vídeo Maker, um educador físico com especialização em acrobacia de solo alem de um representante pedagógico de cada projeto. A Expedição contempla visitas programadas aos ambientes onde se localizam as inscrições dos Acrobatas da Serra da Capivara e essas visitas serão precedidas de rodas de diálogo abordando a necessidade de preservação dos ambientes a ser visitados em consonância com o plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Capivara e com os princípios básicos de gerenciamento ecológico, é um momento onde além de se trabalhar o tema em foco na transversalidade se estará trabalhando a educação ambiental.

Intercâmbio dos integrantes da expedição com os/as educandos/as o Pro Arte – este intercâmbio se dará através de roda de diálogos e de trocas de saberes e fazeres artísticos dos integrantes da Expedição e dos participantes do Pro Arte. Todo o material produzido na Expedição será disponibilizado para o Pro Arte pretendendo-se ainda disseminar o conceito de circo social e despertar o interesse deste grupo sobre as técnicas circenses e o conceito de circo social. Essa experiência também proporcionará momentos de vivências em educação ambiental onde os integrantes da Expedição poderão entrar em contato com a prática cotidiana deste grupo em relação ao ecossistema do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Oficina de Acrobacia de solo: releitura corporal dos acrobatas da Serra da capivara – Esta oficina será facilitada por 4 educadores sociais, um de cada instituição envolvida e terá como foco a reprodução corporal das inscrições rupestres idenficadas na pesquisa da pesquisadora Alice Viveiros de Castro. Terá uma carga horária de 20 horas e acontecerá todas as noites do período da Expedição

Montagem de espetáculo acrobático – Este espetáculo acrobático será concebido e dirigido pela Pesquisadora e também diretora artística Alice Viveiros de Castro com a participação de todos os jovens envolvidos na experiência, pretendendo dar vida e movimento as inscrições rupestres que ilustram manifestações circenses na Serra da Capivara, além dos recursos das técnicas circenses o espetáculo utilizará imagens produzidas durante a expedição, possibilitando a integração das artes do circo, da música, da teatralidade com os recursos de tecnologia da informação digital.

Criação da trilha sonora do espetáculo – Banda Pé de Moleque – Durante todas as atividades previstas do presente projeto será acompanhada pela Banda Pé De Moleque para subsidiar o processo de criação da trilha sonora do espetáculo, que será transformado em cd. A banda Pé de Moleque acumula longa experiência na montagem de trilhas sonoras originais para espetáculos circenses da Escola de Circo Pé de Moleque do Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua do Piauí.

Apresentação do espetáculo nas comunidades do entorno do Parque – uma primeira versão do espetáculo será apresentado na festa de encerramento da Expedição Acrobatas da Serra da Capivara na cidade de São Raimundo Nonato e na sede do projeto Pro Arte.

Sistematização da Expedição – A sistematização da expedição será realizada por um representante pedagógico de cada projeto envolvido coordenada pela socióloga Cristina Diôgo idealizadora do projeto e dirigente do Instituto de Ecocidadania Juriti, para garantir a participação de todos os jovens neste processo de sistematização, cada um receberá um caderno de campo que estamos denominando Diário de Bordo, pensado de forma lúdica que estimule o desejo pelo registro dos acontecimentos experiencializados durante a Expedição Acrobatas da Serra da Capivara.

Publicação dos resultados da expedição com encarte em vídeo e um kit de quebra cabeça – Este conjunto de materiais será produzido no Laboratório de Imagem e Som do Pontão Terreiro de Mestres e Griôs do Cariri do Instituto de Ecocidadania Juriti que tem o apoio do Ministério da Cultura. O Pontão entra com os equipamentos e o presente projeto com o pagamento dos técnicos de captura de imagem e som, design gráfico e edição. Este encarte será distribuído em instituições de ensino, bibliotecas e ongs das três cidades envolvidas na Experiência: Terezina (PI), Canoa Quebrada (CE), Juazeiro do Norte (CE) e a cidade de São Raimundo Nonato (PI) palco da nossa experiência.

Lançamento do resultado da pesquisa no II Festival de Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil com apresentação do espetáculo acrobático – Todos os projetos integrantes da experiência fazem parte da Rede Circo do Mundo Brasil que realizará em setembro de 2011 o Segundo Festival de Circo Social da Rede Circo do Mundo Brasil e este festival representa um marco na história do circo social no Brasil, com repercursões internacionais, pois participam representantes do Programa de Formação do Cirque du Soleil, circos sociais da América Latina e Caribe, Escolas de Circo Social da Europa e da África. Na ocasião da segunda versão do Festival o será lançado o Kit Expedição Acrobatas da Serra da Capivara e 10 apresentações do Espetáculo montado a partir da referida Expedição.

Esta iniciativa é apoiada pelo Programa BNB Cultural

Um comentário:

  1. Alô amigos e amigas da Ong Jurtiti, Parabéns pela iniciativa. Sou fã de vocês! bjs. Vinicius Daumas.

    ResponderExcluir