quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Expresso Digital acelerando o desenvolvimento humano em nova fase
Um dos indicadores da nova fase do Expresso Digital vai ser o número de seguidores do Bloguinho do Telecentrinho, canal de comunicação do Expresso Dogital. Espalhe esta idéia e seja um seguidor...
ACORDOS DE CONVIVÊNCIA
ACORDOS DE CONVIVÊNCIA NO EXPRESSO DIGITAL
1- Só será permitido o acesso ao expresso com as mãos limpas; (você será orientado pelo/a educador/a social de como lavar as mãos)
2- Não será permitido comida de qualquer natureza no interior do Expresso Digital;
3- Não será permitido entrar sem camisa ou sandália, com ressalva para a recomendações da coordenação geral;
4- O acesso é exclusivo para pesquisas, jogos e alfabetização digital.
5- Visitar apenas sites liberados pelo/a educador/a social
6- Quando sair deixar o pc e o ambiente interno e externo como encontrou: limpo
7- O tempo de acesso será de 30 minutos por educando/a
8- Acesso apenas para maiores de 6 anos
9-Proibido ultrapassar a cortina de fitas
10- Em caso de dúvidas procure o educador social
11- Não mexer em nenhum aparelho do expresso sem autorização do educador social
12- Não salvar documentos ou fotos nos pcs
13 - Acesse sempre o Bloguinho do Telecentrinho, ele é o canal virtual de comunicação do Expresso Digital. Na sua primeira visita se torne seguidor, pedindo orientação do/a educador/a social. (www.bloguinhojuriti.blogspot.com)
14 – Os usuários do expresso devem participar das seções de cinema do Cine Clube do Expresso Digital, anunciadas no mural de comunicações do bloguinho do telecentrinho, inclusive dos debates.
15 – Participe da campanha eu cuido do expresso digital, mantendo sua pintura, adesivos, esquipamentos e móveis em perfeito estado e colocando o lixo no lugar certo.
16 – Divulgue sempre as ações do expresso digital para familiares, parentes e colegas da escola.
17 – Deixe críticas e sugestões no mural do expresso no blog do telecentrinho (www.bloguinhojuriti.blogspot.com)
18 - O usuário ou usuária que não cumprir os acordos de convivência perderá o direito de freqüentar o expresso digital.
Vamos aprender com gentetude a aproveitar este valioso espaço de alfabetização digital.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Expresso digital a todo vapor!
O expresso digital está funcionando com força total para atender a comunidade. Teremos novos cursos e concursos que serão realizados periódicamente. Crianças e adolescentes, que precisam de uma formação digital para ingressar no mercado de trabalho, terão aqui a oportunidade de uma iniciação no mundo da informática e, também de estarem informados sobre novidades na área de cursos profissionalizantes e outros assuntos de seu interesse com o acesso a internet. Façam valer a chance de avançarem na tecnologia na sua forma mais ampla! Bem vindos a uma nova fase no expresso digital Juriti!
Sheilane Silva
Sheilane Silva
quarta-feira, 28 de julho de 2010
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Respondendo ao resultado da enquete sobre animais no circo
ANIMAIS NO CIRCO: O QUÊ VEM PRIMEIRO? LUTA POLÍTICA OU O RESGATE DO IMAGINÁRIO?
JUNIOR PERIM, fundador e coordenador executivo do CRESCER E VIVER, é membro da Rede Iberoamericana para o Desenvolvimento das Artes Circenses.
Tenho acompanhado os esforços da comunidade circense pela regulamentação da utilização de animais em espetáculos circenses, no Brasil. A causa, que antes afetava apenas aos circos que incorporavam ou que incorporam os animais aos seus espetáculos, vem mobilizando pesquisadores e intelectuais, trupes e grupos, companhias e artistas, escolas e centros de formação, todos estes, segmentos do circo que, mesmo não utilizando animais em suas práticas e fazeres, passaram a manifestar o seu apoio à pretendida regulamentação.
A pressão midiática é forte, e de tempos em tempos se renovam as denúncias de “maus tratos” que motivam novas ondas proibitivas e fortalecem o senso comum de que “circo legal não tem animal”.
Como resposta, a comunidade circense protesta com cartas, e-mail’s, manifestos e gestões junto às autoridades públicas, notadamente as ligadas à cultura. Além disso tenta incidir junto ao Poder Legislativo nos diferentes níveis, arguindo sobre o valor histórico e a importância cultural dos animais como traço essencial de um modelo de espetáculo que integra o imaginário circense.
Embora a comunidade circense tenha clara, defenda e lute pela regulamentação, parece-me que falta a ela estabelecer um diálogo com a sociedade, afinal, aceite o circo ou não, o maior resultado da pressão midiática é a formação de uma opinião pública, visceral e radicalmente contra os animais em circo. E, quando falo de opinião pública, não falo só da massa da população, mas de formadores de opinião e de atores sociais da cultura que não integram o universo circense. Como minha proposta é justamente ter noção do que pensa esse grupo sobre o tema “animais em circo”, consultei alguns deles com os quais mantenho relações e o resultado foi que: são contra. E qual tem sido a postura da comunidade circense frente a isso? O que tenho visto é adoção de estratégias não muito diferentes daquelas utilizadas pelas associações protetoras dos animais – endemonizar todos aqueles se contrapõem à sua luta, mesmo quando se trata de “gentes” e grupos sociais influenciado pela grande mídia sem fazer qualquer avaliação crítica.
Ao se fazer uma análise das estratégias até aqui adotadas pela comunidade circense na luta pela regulamentação dos animais em circo, a constatação é de que a luta pouco avançou. Para os que afirmam o contrário, deixo a seguinte questão: quais são os saldos concretos de tantas batalhas? O único positivo que consigo perceber é a unidade do discurso da comunidade circense, mas um discurso feito para ela mesma, um discurso que não cativou o povo que não aproximou outros sujeitos em escala suficiente para potencializar as suas pressões políticas. Fora isso, o que vemos são as apreensões discricionárias de animais efetuadas pelo Estado e um número cada vez maior de municípios brasileiros editando legislações proibitivas que impedem a circulação/itinerância dos circos que ainda inserem animais em seus espetáculos.
A luta não sensibilizou sequer as autoridades públicas no âmbito federal, com as quais o circo vem mantendo diálogo sistemático sobre a regulamentação. Afinal, o Estado que, através do MinC/FUNARTE, vem ampliando o apoio e o incentivo às atividades circenses, é o mesmo Estado que, através do IBAMA apreende animais.
A idéia de estabelecer este debate não é promover a identificação dos “adversários” da luta pela regulamentação dos animais em circos. O propósito é sugerir à comunidade circense uma reflexão sobre novas estratégias que devem ser adotadas, para que a luta pela regulamentação não siga perdendo batalhas ao focar sua incidência junto ao Congresso e aos governos que, sabemos, especialmente em um ano eleitoral, jamais irá se posicionar contra o senso comum, contra, repito, uma opinião pública visceral e radicalmente contrária.
Chegou a hora, aliás, passou da hora, do circo brasileiro investir a sua energia no resgate do imaginário circense, desenhando estratégias de diálogo com a sociedade que dêem conta de mostrar experiências do bom trato dispensado pelos circos aos seus animais, de demonstrar que os animais de circo (hoje) em sua totalidade não foram retirados do habitat natural. Enfim, de estimular em cada brasileiro e brasileira o resgate da sua mais elementar lembrança do espetáculo circense que assistiu na infância, no qual, por certo, consta como principal registro, a imagem de um animal exótico ou não, apresentado com graça e respeito pelo seu domador ou retirado da cartola de um mágico com um truque inacreditável.
É momento da comunidade circense aceitar, como principal desafio da luta em favor da regulamentação dos animais em espetáculos, ganhar a simpatia e o apoio da opinião pública, sem a qual, a pretendida regulamentação não será intuída e encarada com ações concretas pelos Poderes Legislativo e Executivo. Só revertendo a posição da opinião pública, colocando-a a favor da causa entorno da qual (hoje) só o circo me parece estar articulado a luta terá chances de vitória. Do contrário as pernas dos soldados circenses vão se afundar no lodaçal do jogo político que, inevitavelmente, levará em consideração o que “pensa” o povo. Portanto, é preciso ganhá-lo, esta é a lógica basal da sociedade democrática.
A mais recente e boa experiência de um movimento que, paulatinamente, vem ganhando a opinião pública e a partir daí obtendo ganhos legislativos é o movimento homossexual. Que tal o circo observá-lo e aproveitar a experiência de mobilização e reversão do preconceito que ele vem empreendendo? Bom, mas este é papo para um novo artigo.
(artigo escrito para o site Circonteúdo, em junho de 2010)
Agora uma perguntinha: E os animais a serviço da polícia?.... (Cristina Diôgo)
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Jornal do Cariri entrevista equipe da Ação Griô do Instituto de Ecocidadania Juriti
A Jornalista Vitória Régia, do Jornal do Cariri visita o Centro de Referência em Educação ambiental para realizar entrevista com os integrantes do Projeto Histórias em Retalho. Na ocasião Francisco Viana Barbosa falou da sua experiência como Griô Aprendiz e a Mestra Fanca falou da sua história, dos seus boradados que contam a história de Juazeiro do Norte e da região do Cariri, num longo bate papo que será publicado na próxima edição deste jornal que sempre que pode dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Ecocidadania Juriti.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
ONG JURITI PARTICIPA DE NOITE ILUMINADA - POR LUIS CARLOS SALATIEL
Senhoras e Senhores! Respeitável Público!
No próximo dia 29, sábado, estaremos – o programa Cariri Encantado - comemorando o nosso primeiro ano de vida nas ondas do rádio. Passaram por nossa "sala de visitas" em torno de cinquenta convidados que discorreram sobre os mais variados temas de interesse geral, quase sempre ligados aos campos da arte e da cultura. Assim, festejaremos com a presença de todos num grande palco que será transformado o Crato Tênis Clube. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas.
Para marcar ainda mais esta data memorável, a OCA-OFFICINAS DE CULTURA, ARTES & Produtos Derivados e a revista virtual CaririCult reconhecem os que estão nomeados a seguir, como aqueles que verdadeiramente cumprem (ou cumpriram) a missão honrosa de fazer deste cariri cearense a região do patrimônio imaterial mais expressivo do nordeste brasileiro.
PROGRAMAÇÃO
17:00 h- No final da tarde, todos os artistas que tiverem material para expor já podem chegar ao Crato Tênis Clube para acomodarem o seu mine-stand (livros, discos, cordel, quadros, etc.), como também as Ongs, Pontos de Cultura e outras instituições que desejarem, podem levar banners, folders, cartazes, etc. e tal para divulgarem os seus trabalhos. É recomendável aos atores e artistas de um modo geral,que venham caracterizados (maquiados, roupas coloridas, etc. e tal) para que atmosfera de encantamento seja ressaltada. Entretanto, esclarecemos, que cada um se responsabiliza pela infra-estrutura do seu próprio espaço;
18:00 h- A partir dessa hora abriremos inscrições para os músicos, poetas e cronistas que desejarem se apresentar no programa Cariri Encantado que será transmitido pela Radio Educadora a partir das 20 horas;
20:00 h- Início da transmissão ao vivo do programa radiofônico Cariri Encantado, direto do Crato Tenis Clube, pela Rádio Educadora do Cariri, em parceria com o CCBNB-Cariri;
22:00 h- Encerramento do Programa Cariri Encantado;
22:15 h- Tertúlia - com Batista e sua Banda
00:30 h Encerramento
FORMATO DO PROGRAMA RADIOFÔNICO E CONTEÚDO
A intenção é fazer do Cariri Encantado um programa de auditório com a mesma animação dos antigos programas que eram feitos na época de ouro do Rádio, com atrações, brindes, disputas de dança de salão, piadas de salão, apresentação dos patrocinadores (CCBNB-Cariri e Rádio Educadora do Cariri), diplomação dos artistas, etc. e tal;
Inserido neste mesmo programa, será feito o lançamento do livro "IMAGENS - Cento e Vinte e Cinco Anos com a família Gonzaga de Oliveira", pesquisa de Jackson Bola Bantim e texto de Luiz Carlos Salatiel.
IMPORTANTE:
ESTE EVENTO FOI INSERIDO NA PROGRAMAÇAO OFICIAL QUE COMEMORA OS 60 ANOS DO CRATO TENIS CLUBE.
HOMENAGEADOS
HONRA AO MÉRITO ARTÍSTICO CULTURAL
MÚSICA
1. Abidoral Jamacaru
2. Aécio Ramos e Tereza
3. Alemberg e Roseane Quindins
4. Álvaro Holanda
5. Amélia Coelho e Haarllem Resende
6. André Saraiva
7. Auci Ventura
8. Audízio Brizeno
9. AudízioTapioca
10. Bá Freire
11. Banda ABanda
12. Banda Glory Fate
13. Banda Nacacunda
14. Banda Night Life
15. Banda Sétimo Selo
16. Batista e sua Banda
17. Cacá Malaquias
18. Cael (Carlos Sérgio Teixeira)
19. Calazans Callou
20. Calé Alencar
21. Cassiano Diniz
22. Célia Dias
23. Cícero Gnomo
24. Cleivan Paiva
25. Daniel Peixoto
26. Demontiê Dellamona
27. Diana Pierre
28. Didi Moraes
29. Dihelson Mendonça
30. Divani Cabral
31. Dr. Raiz
32. Eduardo Júnior
33. Elisa Moura
34. Ermano Morais
35. Família Linard
36. Família Ulisses (Franciné, Nivando, Lora e Nilda)
37. Fatinha Gomes
38. Fernando (cantor irmão de Dote)
39. Fernando Gino
40. Flaviano Callou
41. Fran Galdino
42. Francisco Di Freitas
43. Francisco Saraiva
44. Francisco Silvino
45. Galdino (Maestro)
46. Geracina Nepomuceno
47. Geraldo “Pixa”
48. Geraldo Júnior
49. Gilberto Filho (Teto)
50. Grupo Herdeiros do Rei
51. Grupo Liberdade & Raiz
52. Grupo Os Extras
53. Grupo Zabumbeiros Cariris
54. Hildelito Parente
55. Ibbertson Nobre
56. Izaíra Silvino
57. Janinha
58. Jayro Starkey
59. João do Crato
60. João Nicodemos
61. John Taylor
62. Jonhatas David (Sonata)
63. Jord Guedes
64. José Flávio Teles
65. José Landim
66. Josílson Lobo
67. Junior Rivadave
68. Lamar
69. Leonardo Léo (Regente Banda de Música de Boa viagem)
70. Lifanco
71. Lívia França
72. Luciano Brayner
73. Lúcio Ricardo
74. Luis Fidélis
75. Luiz Pé de Pato
76. Luiz Soares
77. Maestro Bonifácio
78. Manel D’jardim
79. Marta Freitas
80. Micaelson Lacerda
81. Michel Macedo
82. Mons. Ágio Augusto Moreira
83. Neto Menezes
84. Nivaldo Oliveira
85. Pachelly Jamacaru
86. Paulinho e Marcos Damasceno
87. Paulo Chagas
88. Peixoto
89. Tiago Araripe
90. Ulisses Germano
91. Vicente Padeiro
92. Xico Carlos
93. Zé Nilton Figueiredo
TEATRO
1. Amarílio Carvalho
2. André de Andrade
3. Ângelo Gomes
4. Blandino Lobo
5. Cacá Araújo
6. Coroné Barduíno
7. Danielle Esmeraldo
8. Dudu Campos (som e luz)
9. Ediceu Barboza
10. Fátima Morimitsu
11. Fernando Pianco
12. Flávio Rocha
13. Herê Aquino
14. Jean Nogueira
15. João Neto
16. Joaquina Carlos
17. José Correia
18. José Luiz Penna
19. Kélvia Maia
20. Ladislau Ribeiro
21. Lucion Caieira
22. Ma. Luíza Martins
23. Margarida Militão
24. Mauro Cesar
25. Orleyna Moura
26. Paula Agra
27. Paulo Fuísca
28. Polliana Esmeraldo- Dançarina
29. Renato Dantas
30. Ricardo Correia
31. Rita Cidade
32. Roberto Piancó
33. Rogério Proença
34. Salete Libório
35. Sandra Albano - Dança
36. Thaylita Feitosa
37. Thiago – Dançarino
38. Tica Fernandes
39. Tio Bibi
40. Tranquilino Ripuxado
41. Vanderley Pekovsky
42. Vanderley Wancilus
ARTES PLÁSTICAS
1. Alexandre Lucas
2. Bosco
3. Bruno Pedrosa
4. Cizim ( Escultor)
5. Edelson Diniz
6. Edilma Saraiva
7. Eduardo Leite (escultor)
8. Fidel
9. Francisco Correia (Lídio)
10. Francisco dos Santos
11. Francorli
12. Gabriela (restauradora)
13. Galdino (Artesão - Belmonte)
14. George Macário
15. Geraldo Simplício (Nêgo)
16. Gilberto Pereira
17. Giovanni Sampaio
18. Glauton Vieira
19. Guto Bitu
20. Janjão
21. João Alberto Lupin
22. Jorge Guerreiro
23. José Lourenço
24. Luiz Hernane Arraes
25. Luiz Karimai
26. Macarim – Xilogravurista
27. Moésio Sousa Filho (MOSOFI)
28. Múcio Duarte
29. Nega Ni – Papel Machê
30. Nilo
31. Pedro Ernesto Alencar
32. Petrônio
33. Reginaldo Farias
34. Romildo Alves
35. Samuka
36. Sérvulo Esmeraldo ( Escultor)
37. Stênio Diniz
38. Telma Saraiva
39. Zada
ARQUITETURA
1. Waldemar Arraes
FOTOGRAFIA
2. Ademar de Sandrinha
3. Augusto Pessoa
4. Bárbara Cariry
5. Ernesto Saraiva
6. Gilberto Morimitsu
7. Henrique Maia
8. Jean (fotógrafo)
9. Nívea Uchoa
10. Sérgio Bade
11. Tiago Santana
LITERATURA
1. Amanda Teixeira
2. Antoliano Alencar
3. Antonio Sávio
4. Bastinha
5. BC Neto
6. Carlos Eduardo Esmeraldo
7. Cauê Alencar
8. Chagas
9. Claude Bloc
10. Cláudia Rejane
11. Domingos Barroso
12. Edésio Batista
13. Emannuel Nogueira
14. Emerson Monteiro
15. Ermano Moraes
16. Eugênio Dantas
17. Everardo Norões
18. Fanka
19. Francisco de Assis Sousa Lima
20. Francisco Rodrigues Cordeiro (O Poeta Sonhador)
21. Francisco Salatiel de Alencar Barbosa
22. Freitas
23. Geraldo Ananias Pinheiro
24. Geraldo Urano
25. Hamurabi
26. Hermano Roldão
27. Huberto Oliveira (Bebeto)
28. Iris Tavares
29. J.Lindemberg de Aquino
30. João Matias de Oliveira
31. João Teófilo Pierre
32. José do Vale Arraes Feitosa Filho
33. José Flávio Vieira
34. José Helder França
35. José Newton Alves de Sousa
36. José Nilton Mariano Saraiva
37. José Peixoto de Alencar
38. José Ronaldo Brito
39. Josenir Lacerda
40. Kleilson
41. Luciano Carneiro
42. Lupeu Lacerda
43. Maércio Lopes
44. Magérbio Lucena
45. Mana- Cordelistas Malditos
46. Marcos Leonel
47. Miguel
48. Napoleão Tavares Neves
49. Nezinho Patrício
50. Odon Antão de Alencar
51. Olival Honor
52. Oswaldo Alves de Souza
53. Padre Ágio Moreira
54. Paulo Henrique
55. Raimundo Araújo
56. Raimundo Menezes- Juazeiro
57. Rejane Gonçalves
58. Roberto Jamacaru
59. Roberto Marques
60. Socorro Moreira
61. Tadeu Alencar
62. Tancredo Lobo
63. Willian Brito
64. Wilson Bernardo
CINEMA/VÍDEO
1. Adilberto (Terrana)
2. Catulo Teles
3. Elvis Morais
4. Fernando Garcia
5. Francis Vale
6. Franklin Lacerda
7. Glauco Vieira
8. Hermano Penna
9. Jackson Bola Bantim
10. Jefferson Júnior
11. José Roberto França
12. José Wilton Soares (Dêdê)
13. Júnior Balú
14. Luciano Francioli
15. Nemésio Barbosa
16. Petrus Cariry
17. Rosemberg Cariry
18. Valmir Paiva
19. Virgínia Moura
20. Ythalo Rodrigues
GESTÃO DA CULTURA
1. Carla Vanessa – SESC CRATO
2. Dane de Jane – SESC CEARÁ
3. Elmano Pinheiro Rodrigues (Biblioteca)
4. Jorge Carvalho – Rapadura Culturart
5. Lenin Falcão –CCBNB -Cariri
PRODUÇÃO CULTURAL
1. Batata
2. George Belizário e Regivânia
3. Hudson Jorge
4. Kaika
5. Mônica Vitoriano
6. Teta Maia
COMUNICAÇÃO
1. Almeida Jr.
2. Antonio Vicelmo
3. Blog do Crato
4. Blogue Cariricaturas
5. Carlos Bezerra
6. Ed Alencar
7. Evandro Bezerra
8. Francildo Gonçalves
9. Geraldo Correia Braga (Geraldinho)
10. Geraldo Menezes Barbosa
11. Gomez
12. Guilherme Farade
13. Heron Aquino
14. Iderval Silva - Seu Zezé
15. Jesus de Almeida
16. João Hilário
17. José Iran - Barretão
18. Jurandy Temóteo
19. Lucion Oliveira
20. Marcelo Fraga
21. Mazinho
22. Roberto Lima
23. Sérgio Ribeiro e Josane Garcia
24. Tarso Araújo
25. Xico Sá
MESTRES DA CULTURA ENCANTADA
1. Dona Edite - do Côco da Batateira
2. Espedito Celeiro, esposa e filhos
3. Irmãos Aniceto
4. Mestra Zulene Galdino
5. Mestre Aldenir Calou
6. Mestre Cirilo
7. Pedro Bandeira e João Bandeira (violeiros)
8. Reisado Dedé de Luna
9. Silvio Grangeiro (violeiro)
PROJETOS CULTURAIS
1. Banda de Música Municipal do Crato
2. CCBNB-CARIRI
3. Cia. Cearense de Teatro Brincante
4. Coletivo Camaradas
5. Coral Adulto e Infantil da SCAC
6. ECO-BIKE
7. Mostra SESC Cariri de Cultura
8. Rapadura Culturart
9. Revista A Província
10. Sertão Pop
11. Seminário Cariri Cangaço (Manoel Severo)
12. Sociedade Cariri das Artes
INSTITUIÇÕES
1. Academia de Cordelistas do Crato
2. Associação Allysson Amâncio Cia. De Dança
3. AVBEM
4. Centro Cultural BNB Cariri
5. Crato Tênis Clube – homenagem aos 60 Anos
6. ELAN Cariri
7. Fundação Casa Grande
8. Fundação Mestre Elói
9. Fundação Verde Vida
10. Geopark Araripe
11. GRUTAC- Grupo de Teatro de Amadores Cratenses
12. Instituto Ecológico Cultural Martins Filho – Projeto Terreiro dos Brincantes
13. Intituto Cultural do Cariri - ICC
14. Jornal do Cariri
15. Lira Nordestina
16. ONG Juriti
17. Radio Sociedade Educadora do Cariri
18. SCAC
19. SEBRAE -Ceará
20. SESC Crato
21. SESC Juazeiro do Norte
22. SOLIBEL – Sociedade Lírica do Belmonte
23. URCA – Homenagem aos 23 Anos
MEMORIALISTAS
1. Armando Rafael
2. Huberto Cabral
PERSONALIDADES
1. Almina Arraes
2. Antonio Higino
3. Chaguinha (engraxate)
4. Dona Sonia Bezerra da Cunha
5. Fabiana e Flora Vieira
6. Marcos Cunha
7. Maurício Tavares
8. Prof. Alzir Sobreira
9. Sílmia Sobreira
10. Socorro Sidrim
11. Wanda Lúcia Medeiros
INESQUECÍVEIS (IN MEMORIAM)
1. 90 (noventa)
2. Alderico de Paula Damasceno
3. Almery Cordeiro Lima
4. Audísio Gomes(pai)
5. Beto Fernandes
6. Cacheado
7. Capela
8. Cego Oliveira
9. Célio Silva
10. Chico e João Aniceto
11. Correinha
12. Eloi Teles
13. F.Monteiro de Lima
14. Geraldo Maia
15. Gil Grangeiro
16. Hilário Lucetti
17. Irineu Nogueira Pinheiro
18. J.de Figueiredo Filho
19. Jefferson da Franca Alencar
20. Jefferson de Albuquerque e Souza
21. José Alves de Figueiredo
22. José dos Reis Carvalho
23. Jota Davi (radialista)
24. Júlio Saraiva
25. Lira
26. Maestro Azul
27. Maestro Benício
28. Maestro Hildegardo
29. Maestro Salpéter
30. Maria dos Remédios Sobreira
31. Martins Filho
32. Mestre Bigode
33. Mestre Carnaúba
34. Mestre Dedé de Luna
35. Miguel Batera
36. Miúda
37. Nair Silva
38. Nélio Clayton
39. Nino
40. Normando Rodrigues
41. Padre Antonio Gomes de Araújo
42. Padre Antonio Vieira
43. Padre Davi Moreira
44. Patativa do Assaré
45. Paulo Elpídio Martins
46. Pedro Maia
47. Pedro Vinte e Um
48. Raimundo de Oliveira Borges
49. Roberto Piancó
50. Sara Cabral
51. Socorro Alencar
52. Soriano Albuquerque
53. Tomé Cabral
54. Violeta Arraes
55. Waldemar Garcia
56. Wilson Machado (radialista)
57. Zé de Matos
58. Zé dos Prazeres
59. Zé Gato
Oca-Officinas de Cultura Artes e Produtos derivados
Gestão de: Carlos Rafael Dias e Luiz Carlos Salatiel
CaririCult:
administração de Luiz Carlos Salatiel
lcsalatiel@hotmail.com
NOTA: Sabemos que alguns nomes foram traídos pela nossa memória. Entretanto, na medida do possível e com a ajuda fundamental de todos chegaremos bem próximo de uma relação que contemple todos os merecedores dessa tão singela, mas sincera, homenagem.
No próximo dia 29, sábado, estaremos – o programa Cariri Encantado - comemorando o nosso primeiro ano de vida nas ondas do rádio. Passaram por nossa "sala de visitas" em torno de cinquenta convidados que discorreram sobre os mais variados temas de interesse geral, quase sempre ligados aos campos da arte e da cultura. Assim, festejaremos com a presença de todos num grande palco que será transformado o Crato Tênis Clube. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas.
Para marcar ainda mais esta data memorável, a OCA-OFFICINAS DE CULTURA, ARTES & Produtos Derivados e a revista virtual CaririCult reconhecem os que estão nomeados a seguir, como aqueles que verdadeiramente cumprem (ou cumpriram) a missão honrosa de fazer deste cariri cearense a região do patrimônio imaterial mais expressivo do nordeste brasileiro.
PROGRAMAÇÃO
17:00 h- No final da tarde, todos os artistas que tiverem material para expor já podem chegar ao Crato Tênis Clube para acomodarem o seu mine-stand (livros, discos, cordel, quadros, etc.), como também as Ongs, Pontos de Cultura e outras instituições que desejarem, podem levar banners, folders, cartazes, etc. e tal para divulgarem os seus trabalhos. É recomendável aos atores e artistas de um modo geral,que venham caracterizados (maquiados, roupas coloridas, etc. e tal) para que atmosfera de encantamento seja ressaltada. Entretanto, esclarecemos, que cada um se responsabiliza pela infra-estrutura do seu próprio espaço;
18:00 h- A partir dessa hora abriremos inscrições para os músicos, poetas e cronistas que desejarem se apresentar no programa Cariri Encantado que será transmitido pela Radio Educadora a partir das 20 horas;
20:00 h- Início da transmissão ao vivo do programa radiofônico Cariri Encantado, direto do Crato Tenis Clube, pela Rádio Educadora do Cariri, em parceria com o CCBNB-Cariri;
22:00 h- Encerramento do Programa Cariri Encantado;
22:15 h- Tertúlia - com Batista e sua Banda
00:30 h Encerramento
FORMATO DO PROGRAMA RADIOFÔNICO E CONTEÚDO
A intenção é fazer do Cariri Encantado um programa de auditório com a mesma animação dos antigos programas que eram feitos na época de ouro do Rádio, com atrações, brindes, disputas de dança de salão, piadas de salão, apresentação dos patrocinadores (CCBNB-Cariri e Rádio Educadora do Cariri), diplomação dos artistas, etc. e tal;
Inserido neste mesmo programa, será feito o lançamento do livro "IMAGENS - Cento e Vinte e Cinco Anos com a família Gonzaga de Oliveira", pesquisa de Jackson Bola Bantim e texto de Luiz Carlos Salatiel.
IMPORTANTE:
ESTE EVENTO FOI INSERIDO NA PROGRAMAÇAO OFICIAL QUE COMEMORA OS 60 ANOS DO CRATO TENIS CLUBE.
HOMENAGEADOS
HONRA AO MÉRITO ARTÍSTICO CULTURAL
MÚSICA
1. Abidoral Jamacaru
2. Aécio Ramos e Tereza
3. Alemberg e Roseane Quindins
4. Álvaro Holanda
5. Amélia Coelho e Haarllem Resende
6. André Saraiva
7. Auci Ventura
8. Audízio Brizeno
9. AudízioTapioca
10. Bá Freire
11. Banda ABanda
12. Banda Glory Fate
13. Banda Nacacunda
14. Banda Night Life
15. Banda Sétimo Selo
16. Batista e sua Banda
17. Cacá Malaquias
18. Cael (Carlos Sérgio Teixeira)
19. Calazans Callou
20. Calé Alencar
21. Cassiano Diniz
22. Célia Dias
23. Cícero Gnomo
24. Cleivan Paiva
25. Daniel Peixoto
26. Demontiê Dellamona
27. Diana Pierre
28. Didi Moraes
29. Dihelson Mendonça
30. Divani Cabral
31. Dr. Raiz
32. Eduardo Júnior
33. Elisa Moura
34. Ermano Morais
35. Família Linard
36. Família Ulisses (Franciné, Nivando, Lora e Nilda)
37. Fatinha Gomes
38. Fernando (cantor irmão de Dote)
39. Fernando Gino
40. Flaviano Callou
41. Fran Galdino
42. Francisco Di Freitas
43. Francisco Saraiva
44. Francisco Silvino
45. Galdino (Maestro)
46. Geracina Nepomuceno
47. Geraldo “Pixa”
48. Geraldo Júnior
49. Gilberto Filho (Teto)
50. Grupo Herdeiros do Rei
51. Grupo Liberdade & Raiz
52. Grupo Os Extras
53. Grupo Zabumbeiros Cariris
54. Hildelito Parente
55. Ibbertson Nobre
56. Izaíra Silvino
57. Janinha
58. Jayro Starkey
59. João do Crato
60. João Nicodemos
61. John Taylor
62. Jonhatas David (Sonata)
63. Jord Guedes
64. José Flávio Teles
65. José Landim
66. Josílson Lobo
67. Junior Rivadave
68. Lamar
69. Leonardo Léo (Regente Banda de Música de Boa viagem)
70. Lifanco
71. Lívia França
72. Luciano Brayner
73. Lúcio Ricardo
74. Luis Fidélis
75. Luiz Pé de Pato
76. Luiz Soares
77. Maestro Bonifácio
78. Manel D’jardim
79. Marta Freitas
80. Micaelson Lacerda
81. Michel Macedo
82. Mons. Ágio Augusto Moreira
83. Neto Menezes
84. Nivaldo Oliveira
85. Pachelly Jamacaru
86. Paulinho e Marcos Damasceno
87. Paulo Chagas
88. Peixoto
89. Tiago Araripe
90. Ulisses Germano
91. Vicente Padeiro
92. Xico Carlos
93. Zé Nilton Figueiredo
TEATRO
1. Amarílio Carvalho
2. André de Andrade
3. Ângelo Gomes
4. Blandino Lobo
5. Cacá Araújo
6. Coroné Barduíno
7. Danielle Esmeraldo
8. Dudu Campos (som e luz)
9. Ediceu Barboza
10. Fátima Morimitsu
11. Fernando Pianco
12. Flávio Rocha
13. Herê Aquino
14. Jean Nogueira
15. João Neto
16. Joaquina Carlos
17. José Correia
18. José Luiz Penna
19. Kélvia Maia
20. Ladislau Ribeiro
21. Lucion Caieira
22. Ma. Luíza Martins
23. Margarida Militão
24. Mauro Cesar
25. Orleyna Moura
26. Paula Agra
27. Paulo Fuísca
28. Polliana Esmeraldo- Dançarina
29. Renato Dantas
30. Ricardo Correia
31. Rita Cidade
32. Roberto Piancó
33. Rogério Proença
34. Salete Libório
35. Sandra Albano - Dança
36. Thaylita Feitosa
37. Thiago – Dançarino
38. Tica Fernandes
39. Tio Bibi
40. Tranquilino Ripuxado
41. Vanderley Pekovsky
42. Vanderley Wancilus
ARTES PLÁSTICAS
1. Alexandre Lucas
2. Bosco
3. Bruno Pedrosa
4. Cizim ( Escultor)
5. Edelson Diniz
6. Edilma Saraiva
7. Eduardo Leite (escultor)
8. Fidel
9. Francisco Correia (Lídio)
10. Francisco dos Santos
11. Francorli
12. Gabriela (restauradora)
13. Galdino (Artesão - Belmonte)
14. George Macário
15. Geraldo Simplício (Nêgo)
16. Gilberto Pereira
17. Giovanni Sampaio
18. Glauton Vieira
19. Guto Bitu
20. Janjão
21. João Alberto Lupin
22. Jorge Guerreiro
23. José Lourenço
24. Luiz Hernane Arraes
25. Luiz Karimai
26. Macarim – Xilogravurista
27. Moésio Sousa Filho (MOSOFI)
28. Múcio Duarte
29. Nega Ni – Papel Machê
30. Nilo
31. Pedro Ernesto Alencar
32. Petrônio
33. Reginaldo Farias
34. Romildo Alves
35. Samuka
36. Sérvulo Esmeraldo ( Escultor)
37. Stênio Diniz
38. Telma Saraiva
39. Zada
ARQUITETURA
1. Waldemar Arraes
FOTOGRAFIA
2. Ademar de Sandrinha
3. Augusto Pessoa
4. Bárbara Cariry
5. Ernesto Saraiva
6. Gilberto Morimitsu
7. Henrique Maia
8. Jean (fotógrafo)
9. Nívea Uchoa
10. Sérgio Bade
11. Tiago Santana
LITERATURA
1. Amanda Teixeira
2. Antoliano Alencar
3. Antonio Sávio
4. Bastinha
5. BC Neto
6. Carlos Eduardo Esmeraldo
7. Cauê Alencar
8. Chagas
9. Claude Bloc
10. Cláudia Rejane
11. Domingos Barroso
12. Edésio Batista
13. Emannuel Nogueira
14. Emerson Monteiro
15. Ermano Moraes
16. Eugênio Dantas
17. Everardo Norões
18. Fanka
19. Francisco de Assis Sousa Lima
20. Francisco Rodrigues Cordeiro (O Poeta Sonhador)
21. Francisco Salatiel de Alencar Barbosa
22. Freitas
23. Geraldo Ananias Pinheiro
24. Geraldo Urano
25. Hamurabi
26. Hermano Roldão
27. Huberto Oliveira (Bebeto)
28. Iris Tavares
29. J.Lindemberg de Aquino
30. João Matias de Oliveira
31. João Teófilo Pierre
32. José do Vale Arraes Feitosa Filho
33. José Flávio Vieira
34. José Helder França
35. José Newton Alves de Sousa
36. José Nilton Mariano Saraiva
37. José Peixoto de Alencar
38. José Ronaldo Brito
39. Josenir Lacerda
40. Kleilson
41. Luciano Carneiro
42. Lupeu Lacerda
43. Maércio Lopes
44. Magérbio Lucena
45. Mana- Cordelistas Malditos
46. Marcos Leonel
47. Miguel
48. Napoleão Tavares Neves
49. Nezinho Patrício
50. Odon Antão de Alencar
51. Olival Honor
52. Oswaldo Alves de Souza
53. Padre Ágio Moreira
54. Paulo Henrique
55. Raimundo Araújo
56. Raimundo Menezes- Juazeiro
57. Rejane Gonçalves
58. Roberto Jamacaru
59. Roberto Marques
60. Socorro Moreira
61. Tadeu Alencar
62. Tancredo Lobo
63. Willian Brito
64. Wilson Bernardo
CINEMA/VÍDEO
1. Adilberto (Terrana)
2. Catulo Teles
3. Elvis Morais
4. Fernando Garcia
5. Francis Vale
6. Franklin Lacerda
7. Glauco Vieira
8. Hermano Penna
9. Jackson Bola Bantim
10. Jefferson Júnior
11. José Roberto França
12. José Wilton Soares (Dêdê)
13. Júnior Balú
14. Luciano Francioli
15. Nemésio Barbosa
16. Petrus Cariry
17. Rosemberg Cariry
18. Valmir Paiva
19. Virgínia Moura
20. Ythalo Rodrigues
GESTÃO DA CULTURA
1. Carla Vanessa – SESC CRATO
2. Dane de Jane – SESC CEARÁ
3. Elmano Pinheiro Rodrigues (Biblioteca)
4. Jorge Carvalho – Rapadura Culturart
5. Lenin Falcão –CCBNB -Cariri
PRODUÇÃO CULTURAL
1. Batata
2. George Belizário e Regivânia
3. Hudson Jorge
4. Kaika
5. Mônica Vitoriano
6. Teta Maia
COMUNICAÇÃO
1. Almeida Jr.
2. Antonio Vicelmo
3. Blog do Crato
4. Blogue Cariricaturas
5. Carlos Bezerra
6. Ed Alencar
7. Evandro Bezerra
8. Francildo Gonçalves
9. Geraldo Correia Braga (Geraldinho)
10. Geraldo Menezes Barbosa
11. Gomez
12. Guilherme Farade
13. Heron Aquino
14. Iderval Silva - Seu Zezé
15. Jesus de Almeida
16. João Hilário
17. José Iran - Barretão
18. Jurandy Temóteo
19. Lucion Oliveira
20. Marcelo Fraga
21. Mazinho
22. Roberto Lima
23. Sérgio Ribeiro e Josane Garcia
24. Tarso Araújo
25. Xico Sá
MESTRES DA CULTURA ENCANTADA
1. Dona Edite - do Côco da Batateira
2. Espedito Celeiro, esposa e filhos
3. Irmãos Aniceto
4. Mestra Zulene Galdino
5. Mestre Aldenir Calou
6. Mestre Cirilo
7. Pedro Bandeira e João Bandeira (violeiros)
8. Reisado Dedé de Luna
9. Silvio Grangeiro (violeiro)
PROJETOS CULTURAIS
1. Banda de Música Municipal do Crato
2. CCBNB-CARIRI
3. Cia. Cearense de Teatro Brincante
4. Coletivo Camaradas
5. Coral Adulto e Infantil da SCAC
6. ECO-BIKE
7. Mostra SESC Cariri de Cultura
8. Rapadura Culturart
9. Revista A Província
10. Sertão Pop
11. Seminário Cariri Cangaço (Manoel Severo)
12. Sociedade Cariri das Artes
INSTITUIÇÕES
1. Academia de Cordelistas do Crato
2. Associação Allysson Amâncio Cia. De Dança
3. AVBEM
4. Centro Cultural BNB Cariri
5. Crato Tênis Clube – homenagem aos 60 Anos
6. ELAN Cariri
7. Fundação Casa Grande
8. Fundação Mestre Elói
9. Fundação Verde Vida
10. Geopark Araripe
11. GRUTAC- Grupo de Teatro de Amadores Cratenses
12. Instituto Ecológico Cultural Martins Filho – Projeto Terreiro dos Brincantes
13. Intituto Cultural do Cariri - ICC
14. Jornal do Cariri
15. Lira Nordestina
16. ONG Juriti
17. Radio Sociedade Educadora do Cariri
18. SCAC
19. SEBRAE -Ceará
20. SESC Crato
21. SESC Juazeiro do Norte
22. SOLIBEL – Sociedade Lírica do Belmonte
23. URCA – Homenagem aos 23 Anos
MEMORIALISTAS
1. Armando Rafael
2. Huberto Cabral
PERSONALIDADES
1. Almina Arraes
2. Antonio Higino
3. Chaguinha (engraxate)
4. Dona Sonia Bezerra da Cunha
5. Fabiana e Flora Vieira
6. Marcos Cunha
7. Maurício Tavares
8. Prof. Alzir Sobreira
9. Sílmia Sobreira
10. Socorro Sidrim
11. Wanda Lúcia Medeiros
INESQUECÍVEIS (IN MEMORIAM)
1. 90 (noventa)
2. Alderico de Paula Damasceno
3. Almery Cordeiro Lima
4. Audísio Gomes(pai)
5. Beto Fernandes
6. Cacheado
7. Capela
8. Cego Oliveira
9. Célio Silva
10. Chico e João Aniceto
11. Correinha
12. Eloi Teles
13. F.Monteiro de Lima
14. Geraldo Maia
15. Gil Grangeiro
16. Hilário Lucetti
17. Irineu Nogueira Pinheiro
18. J.de Figueiredo Filho
19. Jefferson da Franca Alencar
20. Jefferson de Albuquerque e Souza
21. José Alves de Figueiredo
22. José dos Reis Carvalho
23. Jota Davi (radialista)
24. Júlio Saraiva
25. Lira
26. Maestro Azul
27. Maestro Benício
28. Maestro Hildegardo
29. Maestro Salpéter
30. Maria dos Remédios Sobreira
31. Martins Filho
32. Mestre Bigode
33. Mestre Carnaúba
34. Mestre Dedé de Luna
35. Miguel Batera
36. Miúda
37. Nair Silva
38. Nélio Clayton
39. Nino
40. Normando Rodrigues
41. Padre Antonio Gomes de Araújo
42. Padre Antonio Vieira
43. Padre Davi Moreira
44. Patativa do Assaré
45. Paulo Elpídio Martins
46. Pedro Maia
47. Pedro Vinte e Um
48. Raimundo de Oliveira Borges
49. Roberto Piancó
50. Sara Cabral
51. Socorro Alencar
52. Soriano Albuquerque
53. Tomé Cabral
54. Violeta Arraes
55. Waldemar Garcia
56. Wilson Machado (radialista)
57. Zé de Matos
58. Zé dos Prazeres
59. Zé Gato
Oca-Officinas de Cultura Artes e Produtos derivados
Gestão de: Carlos Rafael Dias e Luiz Carlos Salatiel
CaririCult:
administração de Luiz Carlos Salatiel
lcsalatiel@hotmail.com
NOTA: Sabemos que alguns nomes foram traídos pela nossa memória. Entretanto, na medida do possível e com a ajuda fundamental de todos chegaremos bem próximo de uma relação que contemple todos os merecedores dessa tão singela, mas sincera, homenagem.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Muita gente na noite da Pré estreia dos Filmes resultantes da Interação audio visual Juriti no SESC Juazeiro do Norte
Muita gente foi conferir os resultado da interação audio visual Juriti que aconteceu nesta terça dia 19 de maio no Auditório Patativa do Assaré no SESC, com a presença dos educandos, familiares e amigos dos integrantes da experiência que culminou com a produçao de dois curtas metragens, uma ficção - A catadora de Pequi e um documentário - Os sonhadores.
Na abertura o cineasta Jefferson Albuquerque destacou a importância da bolsa recebida da FUNARTE para desenvolver uma experiência de formação em vídeo junto aos educandos do Instituto de Ecocidadania Juriti, e aberto também para a comunidade em geral. Em seguida a coordenadora Geral do Instituto de Ecocidadania Juriti, a socióloga Cristina Diôgo destacou a importância do protagonismo infanto juvenil na área de audio visual e lembrou que o espaço e os equipamentos do IEJ devem ser apropriados pelas crianças quebrando o paradigma de uma sociedade adultocêntrica.
Após a exibição dos filmes foi entregue os certicados aos participantes e uma cópia em dvd contendo os dois curta metragens.
Por Ana Amélia Melo da TV Futura
Desde 2007 o Futura vem discutindo e buscando falar das questões que envolvem as Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes e as estratégias de enfrentá-las. Um desafio falar de questões tão graves e delicadas.
Entrou no ar , dia 18/05, o site do programa “Que exploração é essa?” (www.queexploracaoeessa.org.br). Uma série de programas que foi realizada pelo Futura com a Childhood Brasil(WCF-Brasil).
O site contém todos os episódios, de entrevistas, na íntegra, feitas para a série e outros programas do Futura sobre o tema, além de linha do tempo de ações, contatos de instituições que trabalham com o tema e apoiaram a produção. O site retrata o projeto que é resultado de uma longa trajetória de pesquisas e parcerias realiazadas ao longo de quase três anos. Esperamos que vocês gostem, utilizem e divulguem nas suas redes. Essa discussão e a luta no Enfrentamento a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes devem ser permanentes!!!!!
Abraços,
Ana Amélia Melo
Mobilização e Articulação Comunitária
Canal Futura - Regional Nordeste
Tel.: (84)88683708
quarta-feira, 19 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Coordenadora o IEJ visita Bio construção
Com o objetivo de prestigiar o empreendimento ecológica da Professora Francisca Pereira dos Santos da Universidade Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte, a socióloga Cristina Diôgo visitou a construção da primeira Casa Ecológica do Cariri. Na ocasião se abriu um diálogo para que a restauração da casa Recreio do Crato possa ser bio-restaurada e nesta terça feira dia 18 o bio construtor Carronbé estará visitando o imóvel para a realização de um diagnóstico da casa.
Trilha Ecológica do Belmonte serve de inspiração para a montagem de aula Espetáculo
Em homenagem ao dia mundial do meio ambiente ( 5 de junho) o Circo Escola de Ecocidadania está montando a aula espetáculo "Brincando com os Dinossauros" que será apresentada no dia 29 de maio na sede do Instituto de Ecocidadania Juriti, no primeiro circo de concreto do Brasil.
Mulheres escrevem suas histórias em bordados
A oficina História em retalhos ministrada pela Mestra Fanca e pela estilista Cleo do Vale está resgatando o passado das participantes que em clima de muita ludicidade e descontração estão reconstruindo suas histórias através de bordados.
A experiência possibilita que essas mulheres entrem em contato com o seu passado, com as histórias dos seus ancestrais e as transformem em belíssimos livrinhos de pano.
Estilista de passagem pelo Circo Escola de Ecocidadania
A estilista Cleo do Vale realizando trabalho voluntário com um grupo de mulheres da Juriti não conteve sua criatividade e está deixando de presente para a Trupe do Circo Escola de Ecocidadania uma proposta de figurino para a nova aula espetáculo que este mês acontece no dia 29 de maio em homenagem ao dia mundial do meio ambiente (5 de junho), tendo como tema "Brincando com os dinossauros da Chapada do Araripe".
Expresso Digital também aparece na TV
Inclusão digital em Juazeiro do Norte
Instituto leva ônibus com ilha digital a vários locais do município
09/11/09
Em Juazeiro do Norte, uma entidade não governamental realiza um trabalho de inclusão digital. É o Instituto Juriti, que leva um ônibus com uma ilha digital para vários locais do município. No veículo, as crianças podem entrar em contato com o mundo da informática.
Eles não tiram os olhos da tela do computador. Com as mãozinhas no teclado, os pequenos aprendem as novidades do mundo da informática. “Aprendi a jogar e a digitar”, afirmou o estudante Luan Pereira.
Pela primeira vez, a estudante Elizângela da Silva teve a oportunidade de chegar perto de um computador.
As crianças participam de um trabalho de inclusão digital que também está presente na romaria de finados. É uma maneira de fazer com que os visitantes aprendam a lidar com o computador.
Para realizar o trabalho, uma ilha digital foi montada dentro de um ônibus. Para chegar à estrutura, o caminhão teve que passar por uma transformação. Ele foi feito a partir de uma sucata. Depois da restauração, se transformou em um expresso digital. “Ele foi feito a partir de um modelo americano. Foi feito a partir de uma sucata”, comentou Damião Josimar, membro da ONG.
No interior do veículo, as crianças maiores também são apresentadas a um mundo novo. “Aprendi computação, a mexer na internet”, informou o estudante Diego Lisboa.
Todos eles se divertem, mas aprendem tudo de forma educativa. “São jogos educativos, nada de jogos de violência, de luta, de tiro”, disse Adna Kelly, membro da ONG.
Assuntos: Inclusão Digital, Informática, Juazeiro do Norte
Assista a matéria na íntegra
http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicaocariri/inclusao-digital-em-juazeiro-do-norte/
Circo Escola de Ecocidadania na TV Verdes Mares Cariri
Cariri Circo escola em Juazeiro
Uma iniciativa de voluntários que ajudam crianças carentes
14/05/10
O circo é uma arte itinerante. Hora está num canto e hora está em outro. Mas o que pouca gente sabe é que em Juazeiro do Norte existe um projeto fixo para um circo escola. Uma iniciativa de voluntários que ajudam crianças carentes. A iniciativa é da ONG Juriti e tem até o apoio do Criança Esperança, da Rede Globo.
Ao todo são 120 crianças atendidas no horário em que não estão na escola. A obra está incompleta porque faltam doações. Debaixo de sol ou de chuva, crianças e adolescentes só querem saber de uma coisa: brincar. Aulas de circo, historinhas contadas através dos retalhos. Já os moderninhos jogam no computador com a ajuda de uma das alunas do projeto.
E para aqueles com espírito de artista de cinema, tem espaço também para produções cinematográficas, como curta-metragem.
Assuntos: Circo Escola
Assista a matéria na íntegra
terça-feira, 11 de maio de 2010
Circo Escola de Ecocidadania participa das ações de comemoração dos 15 anos da Rede Cirque du Monde
Circo do Mundo em 2010 é: 15 países, 30 localizações, 86 comunidades e mais de 30 parceiros. Mas antes de tudo, é um intercâmbio humano sem igual!
Caros parceiros, colaboradores e amigos do programa Circo do Mundo,
O ano 2010 marca o 15º aniversário do nosso programa. Esta parceria nasceu da colaboração entre o Cirque du Soleil e Jeunesse du Monde, uma organização não governamental (ONG) de cooperação internacional. O programa Cirque du Monde deve muito do seu sucesso à contribuição dos diversos organismos que apostaram no potencial das artes circenses como meio de intervenção junto dos jovens.
Desde sua criação, Cirque du Monde adotou vários tons, nomes e direções diferentes no âmbito de sempre responder da melhor forma às necessidades dos jovens oriundos do mundo inteiro. Vocês fazem parte desta grande família que, longe ou perto, fez crescer o programa e evoluir o circo social na escala mundial.
Para celebrar o Circo do Mundo, convidamos você a participar do nosso projeto de sequência de vídeos. Como? É bem fácil! Basta realizar um vídeo com duração de 1 minuto e divulgá-lo no YouTube™ (ver os detalhes em anexo). Nossas coordenadoras do departamento da Ação Social entrarão em contato brevemente para lhe comunicar todos os detalhes inerentes e para facilitar sua participação.
No Cirque du Soleil as celebrações em torno do aniversário do Circo do Mundo estarão em destaque do mês de maio a dezembro. Iremos também aproveitar dessa ocasião para apresentar as várias facetas do programa aos nossos colegas de trabalho. Entre outras iniciativas, o encontro anual dos jovens participantes do Quebeque terá lugar na Sede Social internacional do Cirque du Soleil entre o dia 28 e 30 de maio. Mais especificamente, 160 jovens acompanhados pelos seus respectivos instrutores e intervenientes, vão se juntar em Montreal durante 3 dias para apresentar um espetáculo e participar de uma grande festa. Além disso, uma nova mural com as cores do Cirque du Monde será revelada na Sede Social do Cirque.
No Outono, teremos o prazer de apresentar nossos novos instrumentos pedagógicos, cujo objetivo é de apoiar as atividades de formação e aparelhar os instrutores e os intervenientes de circo social para que eles disponham de material adaptado. Essas ferramentas vão permitir fazer uma ligação entre o conteúdo de aprendizagem e a realidade da respectiva comunidade, além de privilegiar a utilização das artes circenses como instrumento para o desenvolvimento pessoal, consolidar o desenvolvimento de uma ética profissional de alto nível e favorecer uma rede internacional em torno da formação e dos programas de circo social. Com certeza estas ferramentas irão apoiar ainda mais o importante trabalho dos instrutores além de garantir a perenidade desta abordagem de intervenção inovadora e participativa. Tome nota que muitas outras iniciativas terão lugar e que no momento oportuno será informado.
Este ano todo o planeta Circo do Mundo vai vibrar ao ritmo do 15º aniversário. Seja onde estiver, nos o encorajamos a celebrar este momento único com os seus jovens e a partilhar conosco todas as vossas iniciativas.
Feliz 15º aniversário a todos!
Margarita Canales
Coordenadora - Ação Social
Cirque du Soleil
Anexo – Ficha técnica do vídeo
• Duração do vídeo: 1 minuto.
• Prazo: 17 de abril, para sublinhar o primer dia mundial do circo.
• Para preservar o anonimato, pode usar mascaras e maquiagem.
• Você deve publicar pessoalmente o seu vídeo no YouTube ™ e identificá-lo da forma seguinte: nome da cidade-cirque du monde 15-2010.
• O vídeo deve começar e acabar da forma seguinte: Uma bola entra na tela pelo lado direito e sai pelo lado esquerdo. Na hora de fazer a montagem o efeito desta sequência será cativante!
• O nome da sua cidade deve estar bem visível no seu vídeo. Por exemplo, pode usar um cartaz ou uma bandeirola.
• Gostaríamos de receber uma cópia em DVD par fazermos uma montagem. Depois lhe retornaremos o DVD e uma cópia da montagem.
• Antes de mais, não se esqueça de nos avisar quando o seu vídeo estiver on-line.
Assista o vídeo do Circo Escola de Ecocidadania
Pérolas da Mafalda
Mafalda Especial para o Bloguinho
Mafalda é uma tira de histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.
História
O personagem, cujo nome foi inspirado pela novela Dar la cara, de David Viñas, e alguns outros, foi criada em 1962 para um cartoon de propaganda que deveria ser publicado no diário Clarín. No entanto, Clarín rompeu o contrato e a campanha foi cancelada.
Mafalda somente se tornou um cartoon de verdade sob a sugestão de Julián Delgado, na época o editor-chefe do hebdomadário Primera Plana e amigo de Quino. Foi publicado no jornal de 29 de Setembro de 1964, apresentando somente as personagens de Mafalda e seus pais, e acrescentando Filipe em Janeiro de 1965. Uma disputa legal surgiu em Março de 1965, e assim a publicação acabou em 9 de Março de 1965.
Uma semana mais tarde, dia 15 de Março de 1965, Mafalda começou a aparecer diariamente no Mundo de Buenos Aires, permitindo ao autor cobrir eventos correntes mais detalhadamente. As personagens Manolito e Susanita foram criadas nas semanas seguintes, e a mamãe de Mafalda estava grávida quando o jornal faliu em 22 de Dezembro de 1967.
A publicação recomeçou seis meses mais tarde, em 2 de Junho de 1968, no hebdomadário Siete Días Illustrados. Como os quadrinhos tinham que ser entregues duas semanas antes da publicação, Quino era incapaz de comentar as notícias mais recentes. Ele decidiu acabar com a publicação das histórias em 25 de Junho de 1973.
Desde então, Quino ainda desenhou Mafalda algumas poucas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1976 ele fez um pôster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Na Cidade de Buenos Aires existe uma praça chamada Mafalda [2]
Personagens
Mafalda: A personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
Papá (Pelicarpo, 29 de Setembro de 1964): O pai trabalha em uma companhia de seguros, adora cultivar plantas em seu apartamento e entra em crise quando repara na sua idade.
Mamã (Raquel, 6 de Outubro de 1964): Típica dona de casa, não completou os estudos (por isso é vista como medíocre pela Mafalda), entra em conflitos com a filha quando prepara sopas e macarrão.
Filipe (Felipe) (19 de Janeiro de 1965): Um sonhador que odeia a escola, mas que freqüentemente trava intensas batalhas com sua consciência e seu senso nato da responsabilidade. Foi inspirado pelo jornalista Jorge Timossi, um amigo de Quino.
Manolito (Manuel Goreiro "Manelito") (29 de Março de 1965): O filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa, não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Representa o conservadorismo capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando.
Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi) (6 de Junho de 1965): Uma menina fútil. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. É uma grande fofoqueira e egoísta, e sempre encontra um jeito de falar sobre o vizinho do irmão da cunhada de alguém.
Guille "Gui" (Guillermo, "Guilherme") (1968): O irmão caçula da Mafalda, esperto para sua idade, é retratado como uma criança que começa a perceber o mundo.
Miguel "Miguelito" Pitti: Amigo de Mafalda, um pouco mais jovem do que os outros. Filho único, com um personalidade única, mas com um coração enorme. Miguelito tem dificuldade de compreender o que Mafalda pensa, sempre entendendo os conselhos de sua amiga de maneira literal. Além disso é um personagem egocêntrico, que parece achar que o mundo gira à sua volta.
Liberdade (Libertad) (15 de Fevereiro de 1970): Uma minúscula menina. Todos fazem o comentário óbvio sobre seu nome. Gosta das coisas simples da vida e seus pais são jovens idealistas, a mãe é tradutora, o pai trabalha em um "empreguinho", por isso moram em um pequeno apartamento.
Burocracia: É a tartaruguinha dada por seu pai a Mafalda e Guile. Foi batizada por Mafalda por ser tão vagarosa, só aparece a partir do livro "as férias da Mafalda".
Um aviso aos seguidores e seguidoras: quem tiver tirinhas da Mafalda faça a gentetude de postar no nosso bloguinho.
IEJ PRODUZ SACOLA PARA EVITAR DESCARTÁVEIS
Estão sendo produzidas 10 mil sacolas para serem distribuídas na Feira do Pirajá para que os consumidores de Juazeiro do Norte possam está deixando de usar sacolas plásticas que tanto trazem problemas para o meio ambiente. No dia 5 de junho, dia mundial do Meio Ambiente a Trupe Verde do Instituto de Ecocidadania Juriti estará no mercado mais frequentado da cidade para realizar um blitz conversando com as pessoas sobre a importância de evitarmos os produtos descartáveis. A sacola temática homenageia o Poeta Patativa do Assaré e em junho do ano passado foi distribuída aos artistas do Espetáculo Quidam na estréia em Fortaleza. A sacola já corre mundo...
BLOG RESGATA BRINQUEDOS ANTIGOS
Blog relembra brinquedos antigos e convida historiadores a pensarem sobre esse importante capítulo da história cultural
Quem já foi criança não duvida: brincar é muito bom. Que menino não tem boas lembranças do seu "Ferrorama"? Que menina nunca sonhou com uma “Barbie” novinha em folha? É bem verdade que os bons tempos da infância que não voltam. No entanto, quem deseja lembrar com carinho desse passado vai ter uma grande ajuda: o blog colecionista "Meus brinquedos antigos".
Segundo o próprio blog, "este é um espaço mágico dedicado à crianças de várias épocas e lugares, numa exposição virtual de brinquedos antigos que coleciono".
O criador do blog é Alfredo Manhães, professor, fotógrafo amador e colecionador de objetos antigos. E é exatamente esse traço de amadorismo que reforça o aspecto de memória ao blog. Através da ótica de Manhães o leitor é conduzido a sua própria infância, ao mundo fantástico de carrinhos, dos jogos de tabuleiro, dos bonecos, dos bichinhos de pelúcia, dos álbuns de figurinhas e de tantos outros brinquedos que foram mais do que meros produtos, mas verdadeiros capítulos de incontáveis biografias.
Os marcadores do blog cobrem uma vasta gama de brinquedos: aeronaves, álbuns de figurinhas, autorama, bichinhos, blocos, bonecas, educativos, eletrônicos, livros, robôs e muito mais. Além disso, é possível ver os posts divididos por décadas, indo da década de 1890 até a década de 2000.
E para quem pensa que brincadeira é coisa apenas de criança, se engana. Os brinquedos e as brincadeiras são tema importante da história cultural. Ao longo dos séculos, eles vêm sendo instrumento importante de relações sociais, de terapias, de aprendizagem e também da construção de paradigmas. Os jesuítas, por exemplo, utilizaram por muito tempo os brinquedos como meios para atrair os pequenos curumins na catequese.
Através dos brinquedos, uma sociedade reproduz ou rompe com idéias, valores e preconceitos. Ao longo da história o brinquedo oscila entre objeto, diversão e mercadoria. Segundo R.Z. Altman, “Por meio dos jogos a criança, em todos os tempos, estabelece vínculos sociais, ajustando-se ao grupo e aceitando a participação de outras crianças com os mesmos direitos (...) Assim aprende a agir como ser social e cresce.”
Quer brincar de lembrar? Então, acesse: http://meusbrinquedosantigos.blogspot.com/
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Todo dia é dia das mães
Um grande encontro das mães da comunidade Almino Loyola na barriga da lona do Circo Escola de Ecocidadania, onde não faltou boa conversa, troca de presentes e comes e bebes: uma manhã iluminada de sábado comemorando o dia das mães, uma data oficial que mesmo com toda a especulação comercial jamais poderá passar despercebida.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Cristina Diôgo, coordenadora geral do Instituto de Ecocidadania Juriti participa de gravação do Programa Ação em São Paulo
Após a visita por 3 dias no mes de março da equipe de produção do Programa Ação que vai ao ar todos os sábados na Rede Globo, Cristina Diôgo viajou nesta segunda para São Paulo para a gravação de entrevista com o apresentador Serginho.
Os blocos do programa exploraram as atividades da Juriti que foram comentadas pelo apresentador e por sua convidada. Confira as fotos da jornalista Carol.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Sucesso na noite de lançamento dos filmes resultantes da inter-relação audio visual Juriti
Dando continuidade a programação do Cine Mais Cultura o Cine Clube Juriti lançou no dia primeiro de maio as 19 horas no Picadeiro do Circo Escola de Ecocidadania os curta metragens: A catadora de pequi - contando a estória de Tereza, uma catadora de pequi da Chapada do Araripe, que perde sua filha recém-nascida no meio da floresta. Durante dez anos ela chora a perda da criança que acredita ter sido devorada por uma onça. Agora, com uma nova vida e um novo trabalho, uma surpresa a aguarda. Já Os sonhadores retrata a história real de dois jovens do interior do Ceará, educandos do Circo Escola de Ecocidadania que sonham em participar do Cirque du Soleil. O primeiro Sandro é convidado pela diretora de formação do Cirque du Soleil e ingressa na Escola de Circo de Montreal - Canadá, o outro Hugo, se prepara para correr em busca do seu sonho. Este filme pretende ser transformado num programa para televisão abordando resultados bem sucedidos de jovens que fazem parte de projetos sociais do terceiro setor.
Processo de finalização dos filmes
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Senhora Almina Arraes visita as instalações do Instituto de Ecocidadania Juriti
Por ocosião da realização da aula espetáculo Meio Ambiente Inteiro a Senhora Almina Arraes visitou a sede do Instituto de Ecocidadania Juriti.
Senhora Almina Arraes irmã do eterno governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar
Ela conheceu o expresso digital e ficou maravilhada com tanta tecnologia a serviço da inclusão digital das classes menos favorecidas. Dona Almina é autora de uma cartilha direcionada a alfabetização digital para a terceira idade.
Depois do Expresso ela se dirigiu ao Laboratório de Imagem e Som, conhecendo a sala Jefferson Albuquerque
Conheceu também a sala de educação ambiental
Assinar:
Postagens (Atom)