terça-feira, 11 de maio de 2010

Circo Escola de Ecocidadania participa das ações de comemoração dos 15 anos da Rede Cirque du Monde



Circo do Mundo em 2010 é: 15 países, 30 localizações, 86 comunidades e mais de 30 parceiros. Mas antes de tudo, é um intercâmbio humano sem igual!

Caros parceiros, colaboradores e amigos do programa Circo do Mundo,

O ano 2010 marca o 15º aniversário do nosso programa. Esta parceria nasceu da colaboração entre o Cirque du Soleil e Jeunesse du Monde, uma organização não governamental (ONG) de cooperação internacional. O programa Cirque du Monde deve muito do seu sucesso à contribuição dos diversos organismos que apostaram no potencial das artes circenses como meio de intervenção junto dos jovens.


Desde sua criação, Cirque du Monde adotou vários tons, nomes e direções diferentes no âmbito de sempre responder da melhor forma às necessidades dos jovens oriundos do mundo inteiro. Vocês fazem parte desta grande família que, longe ou perto, fez crescer o programa e evoluir o circo social na escala mundial.

Para celebrar o Circo do Mundo, convidamos você a participar do nosso projeto de sequência de vídeos. Como? É bem fácil! Basta realizar um vídeo com duração de 1 minuto e divulgá-lo no YouTube™ (ver os detalhes em anexo). Nossas coordenadoras do departamento da Ação Social entrarão em contato brevemente para lhe comunicar todos os detalhes inerentes e para facilitar sua participação.
No Cirque du Soleil as celebrações em torno do aniversário do Circo do Mundo estarão em destaque do mês de maio a dezembro. Iremos também aproveitar dessa ocasião para apresentar as várias facetas do programa aos nossos colegas de trabalho. Entre outras iniciativas, o encontro anual dos jovens participantes do Quebeque terá lugar na Sede Social internacional do Cirque du Soleil entre o dia 28 e 30 de maio. Mais especificamente, 160 jovens acompanhados pelos seus respectivos instrutores e intervenientes, vão se juntar em Montreal durante 3 dias para apresentar um espetáculo e participar de uma grande festa. Além disso, uma nova mural com as cores do Cirque du Monde será revelada na Sede Social do Cirque.

No Outono, teremos o prazer de apresentar nossos novos instrumentos pedagógicos, cujo objetivo é de apoiar as atividades de formação e aparelhar os instrutores e os intervenientes de circo social para que eles disponham de material adaptado. Essas ferramentas vão permitir fazer uma ligação entre o conteúdo de aprendizagem e a realidade da respectiva comunidade, além de privilegiar a utilização das artes circenses como instrumento para o desenvolvimento pessoal, consolidar o desenvolvimento de uma ética profissional de alto nível e favorecer uma rede internacional em torno da formação e dos programas de circo social. Com certeza estas ferramentas irão apoiar ainda mais o importante trabalho dos instrutores além de garantir a perenidade desta abordagem de intervenção inovadora e participativa. Tome nota que muitas outras iniciativas terão lugar e que no momento oportuno será informado.

Este ano todo o planeta Circo do Mundo vai vibrar ao ritmo do 15º aniversário. Seja onde estiver, nos o encorajamos a celebrar este momento único com os seus jovens e a partilhar conosco todas as vossas iniciativas.

Feliz 15º aniversário a todos!
Margarita Canales

Coordenadora - Ação Social

Cirque du Soleil

Anexo – Ficha técnica do vídeo

• Duração do vídeo: 1 minuto.

• Prazo: 17 de abril, para sublinhar o primer dia mundial do circo.

• Para preservar o anonimato, pode usar mascaras e maquiagem.

• Você deve publicar pessoalmente o seu vídeo no YouTube ™ e identificá-lo da forma seguinte: nome da cidade-cirque du monde 15-2010.

• O vídeo deve começar e acabar da forma seguinte: Uma bola entra na tela pelo lado direito e sai pelo lado esquerdo. Na hora de fazer a montagem o efeito desta sequência será cativante!

• O nome da sua cidade deve estar bem visível no seu vídeo. Por exemplo, pode usar um cartaz ou uma bandeirola.

• Gostaríamos de receber uma cópia em DVD par fazermos uma montagem. Depois lhe retornaremos o DVD e uma cópia da montagem.

• Antes de mais, não se esqueça de nos avisar quando o seu vídeo estiver on-line.

Assista o vídeo do Circo Escola de Ecocidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário