terça-feira, 11 de maio de 2010

BLOG RESGATA BRINQUEDOS ANTIGOS

Blog relembra brinquedos antigos e convida historiadores a pensarem sobre esse importante capítulo da história cultural

Quem já foi criança não duvida: brincar é muito bom. Que menino não tem boas lembranças do seu "Ferrorama"? Que menina nunca sonhou com uma “Barbie” novinha em folha? É bem verdade que os bons tempos da infância que não voltam. No entanto, quem deseja lembrar com carinho desse passado vai ter uma grande ajuda: o blog colecionista "Meus brinquedos antigos".

Segundo o próprio blog, "este é um espaço mágico dedicado à crianças de várias épocas e lugares, numa exposição virtual de brinquedos antigos que coleciono".

O criador do blog é Alfredo Manhães, professor, fotógrafo amador e colecionador de objetos antigos. E é exatamente esse traço de amadorismo que reforça o aspecto de memória ao blog. Através da ótica de Manhães o leitor é conduzido a sua própria infância, ao mundo fantástico de carrinhos, dos jogos de tabuleiro, dos bonecos, dos bichinhos de pelúcia, dos álbuns de figurinhas e de tantos outros brinquedos que foram mais do que meros produtos, mas verdadeiros capítulos de incontáveis biografias.

Os marcadores do blog cobrem uma vasta gama de brinquedos: aeronaves, álbuns de figurinhas, autorama, bichinhos, blocos, bonecas, educativos, eletrônicos, livros, robôs e muito mais. Além disso, é possível ver os posts divididos por décadas, indo da década de 1890 até a década de 2000.

E para quem pensa que brincadeira é coisa apenas de criança, se engana. Os brinquedos e as brincadeiras são tema importante da história cultural. Ao longo dos séculos, eles vêm sendo instrumento importante de relações sociais, de terapias, de aprendizagem e também da construção de paradigmas. Os jesuítas, por exemplo, utilizaram por muito tempo os brinquedos como meios para atrair os pequenos curumins na catequese.

Através dos brinquedos, uma sociedade reproduz ou rompe com idéias, valores e preconceitos. Ao longo da história o brinquedo oscila entre objeto, diversão e mercadoria. Segundo R.Z. Altman, “Por meio dos jogos a criança, em todos os tempos, estabelece vínculos sociais, ajustando-se ao grupo e aceitando a participação de outras crianças com os mesmos direitos (...) Assim aprende a agir como ser social e cresce.”

Quer brincar de lembrar? Então, acesse: http://meusbrinquedosantigos.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Olá pessoal. Parabenizo-os pelo trabalho e agradeço o ótimo texto sobre meu blog aqui neste espaço.
    Abs.

    ResponderExcluir